Vamos falar de como lidar com a saudade de casa ou da família quando nos mudamos. Aquele sentimento que em inglês é conhecido como “homesickness”. Esse é um dos temas mais comuns entre expatriados, principalmente os que não viveram a experiência de morar longe da família antes, e também pessoas que mudam de cidade (e não de país) sem a família, para aproveitar uma oportunidade profissional, para estudar, porque casaram com alguém que mora longe ou qualquer outro motivo.
Nos meus mais de vinte anos de experiência mudando de cidade algumas vezes, algumas escolhas me ajudaram bastante a não sofrer com este problema. Aqui compartilho algumas. Antes, explico pra quem é novo aqui, que a primeira vez que mudei de cidade foi em 1998 para estudar publicidade em Uberlândia e só ia à minha cidade natal em feriados prolongados e férias da faculdade. Já contei outros detalhes dessa experiência num outro texto no site que você pode ler depois. E também já falei das outras cidades.
- Descobrir a nova cidade, conhecer a vizinhança, aprender o idioma se está num outro país, fazer cursos, entender a cultura local, descobrir artistas locais, fazer amizades, etc. Em Porto Alegre eu cheguei a passar 8 meses saindo sozinha por não conhecer ninguém além de meus colegas do MBA que tinham um estilo de vida diferente do meu. Ou talvez eu não desse muita abertura para eles me chamarem para comer uma pizza, beber um vinho e jogar conversa fora. Quem sabe? Mas sobrevivi e me diverti muito, mesmo sozinha. Aqui no site tem vários textos para te inspirar a sair sozinho também.
- Para cumprir o ponto anterior, na primeira vez que mudei optei por falar o mínimo possível com a família por telefone (normalmente uma vez por semana para tratar apenas do necessário). Naquela época eu não usava internet e minha família também não, então o telefone era a principal forma de comunicação. Você pode fazer o mesmo com e-mail, Whatsapp, redes sociais e o que mais quiser. Qualquer amigo ou familiar que te respeite vai entender que você está mais ausente porque precisa de um tempo para viver essa vida nova. Vale mencionar que quando eu voltava para minha cidade natal eu agia normalmente, ciente de que ali não era mais meu lugar.
- Eu falo muito de cães e gatos aqui no site. Cães são parceiros ótimos na tarefa de conhecer gente! Mesmo em Curitiba, que tem fama de ser uma cidade de pessoas frias, passeando com o Hércules conheci muita gente da vizinhança. Porque, salvo aqueles tutores que não esperam nem o cachorro fazer xixi no poste que mencionei no texto sobre observar os limites do seu cão, todos os outros acabam interagindo com outros tutores de cães enquanto passeiam com seus companheiros de quatro patas. Antes do Hércules eu não tinha essa abertura.
- Ser autêntico. Se você não for autêntico longe da família, vai ser onde? Sim, o ideal é ser autêntico na frente da família também. Quando procuramos ser autênticos atraímos gente que gosta de nós como somos. Eu já falei que saí sozinha por 8 meses em Porto Alegre, certo? Talvez isso seja comum onde você vive. Talvez seja impossível uma mulher fazer isso onde você mora. No Brasil é permitido, mas muitas mulheres se sentem desconfortáveis com isso. Eu aprendi aos poucos, ainda em Uberlândia, a me acostumar com a ideia, e em Porto Alegre eu estava muito confortável com isso. E outras mulheres também podem se permitir esta experiência e outras tantas que as assustem por serem diferentes do que estão acostumadas. O mesmo vale para homens.
- Para aprimorar o ponto anterior, busque um psicólogo e também pratique meditação para praticar o autoconhecimento, observar seus pensamentos, vencer seus medos e crenças limitantes. Eu leio muito sobre psicologia, estudei um pouco a respeito na faculdade, amo filosofia e mitologia, e juntando isso tudo com a meditação e psicólogos em alguns momentos que eu tinha claro na minha mente o que incomodava funcionou bem pra mim. Em momentos que faltava essa clareza da minha parte, psicólogos não me ajudaram.
Espero que tenha gostado das dicas. Se tem planos de mudar de cidade ou país e quer dicas mais personalizadas, conheça e contrate o serviço “The Nomad Advisor” aqui no site.
Se administra uma empresa relacionada aos temas que tratamos, leia o nosso kit de mídia e saiba como divulgar sua empresa conosco.
Tenha um ótimo final de semana! Aproveite para ler os textos anteriores.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.