🇧🇷 Comidas e bebidas típicas das festas juninas brasileiras

Hoje vamos falar das comidas e bebidas típicas das festas juninas brasileiras.

Começando pela parte mais simples, as bebidas: as bebidas mais comuns são chamadas de quentão em todo o país, mas no sul é uma bebida adocicada que leva vinho no preparo. Eu amo! No restante do país é comum um quentão feito com cachaça e gengibre. Embora este quentão seja muito comum na cidade onde nasci, nunca bebi. Vale provar os dois e descobrir qual você gosta mais.

O chimarrão, uma bebida consumida durante todo o ano no Rio Grande do Sul, também combina bem com o frio do período.

Para comidas, vamos começar com o rei das festas juninas, o milho. Ele está presente nas festas cozido, assado, em pipocas, pamonhas, canjicas, curau, bolos de milho verde e de fubá (o de fubá geralmente é um bolo mais seco), e também em pratos salgados onde geralmente é um ingrediente secundário (diversas receitas de arroz e risotos, farofas, acompanhando carnes, etc).

Como Junho é um mês frio no Brasil, sopas e caldos como sopa de pinhão, caldo verde, entre outras também são comuns nas festas juninas.

A maçã do amor é um doce típico. É uma maçã coberta com uma calda açucarada, e às vezes com muitos confeitos, o que dá uma textura mais crocante à casca da fruta, servida espetada em um palito.

Outro doce que sempre está presente é o arroz doce, que é parecido com a canjica de milho branco, mas com arroz no lugar do milho.

Paçocas salgadas (carne seca e farinha de mandioca) e doces (de amendoim) também fazem parte do cardápio. O amendoim também está presente no pé-de-moleque e outros doces da rica culinária brasileira.

Para festas em casa a criatividade é quem comanda, e os pratos podem fazer parte da decoração sempre que o anfitrião for criativo o bastante ou quiser impressionar e pesquisar para descobrir como conseguir isso.

A culinária brasileira mostra toda sua riqueza durante as festas juninas e os turistas de outros países deveriam experimentar visitar o país durante o mês de Junho e participar dessas festas. Existem cidades onde tais festas são abertas ao público e em muitas outras há festas que vendem convites, além das comemorações em escolas e em casas de famílias brasileiras.

Se quiser sentir um pouco do sabor das melhores festas brasileiras sem sair de casa, siga este blog e nossas redes sociais que em algum momento eu compartilharei algumas receitas.


Nycka, the Nomad 


Comments