Hoje vou dar dicas para quem pensa em morar em Montes Claros, a cidade onde nasci. Montes Claros é a maior cidade do norte de Minas Gerais e atrai estudantes e profissionais de toda a região, do sul da Bahia e também muitos estrangeiros. As pessoas das classes sociais mais altas estudam inglês desde a infância, ao menos aquelas que hoje têm quarenta anos ou menos, então boa parte das pessoas de classe alta consegue comunicar-se bem em inglês. O italiano, por outro lado, eu não conheço nenhuma escola na cidade que ensine. Se você administra um curso de idiomas em Montes Claros e oferece cursos de italiano ou outras línguas além do inglês e espanhol, me envie um email. O espanhol também é ensinado em várias escolas de idiomas.
A cidade é horizontalizada, tem poucos edifícios. Assim, boa parte dos imóveis residenciais disponíveis provavelmente serão casas. Existem apartamentos, mas não são tão comuns como em cidades maiores.
As opções culturais e de lazer são relativamente limitadas. A cidade tem vários clubes onde você pode desfrutar horas agradáveis com a família ou amigos, e num deles é possível até acampar. Nestes clubes, no mês de junho tem as festas juninas que movimentam a cidade. Cada final de semana do mês tem festa em um deles. Como a elite frequenta os mesmos lugares e junho é o mês “frio” na cidade, compram roupas novas para ir em cada festa dessas. E ainda tem a exposição agropecuária mais ou menos na mesma época, onde você vai ver as mesmas pessoas, pois boa parte da elite local é pecuarista ou tem amigos pecuaristas.
A cidade tem dois shoppings, a estrutura para turismo é muito ruim, tem relativamente poucos restaurantes e nada super exótico. Da última vez que fui lá nem comida japonesa tinha ainda. Mas tem alguns bons bares e pizzarias na “Avenida”, que é um trecho da avenida Deputado Esteves Rodrigues entre a rua Tupiniquins e a avenida José Corrêa Machado. Se alguém te falar “vamos tomar uma (cerveja) na avenida”, é para ir em algum bar nesse trecho da avenida. Prepare-se porque ir para a Avenida é um evento. Faz de conta que você está indo para a São Paulo Fashion Week, veste sua melhor roupa, porque as pessoas vão pra lá pra ver e ser vistas.
A cidade tem alguns supermercados grandes, mas muita coisa que encontramos em capitais não serão encontradas lá. Nesta semana uma conhecida minha disse que não acha cogumelos frescos na cidade, só aqueles em conserva. Mas também tem coisas, como o pequi e a carne de sol, que em outras regiões do país é difícil achar (o pequi é encontrado em todas as cidades do cerrado. A carne de sol, não).
O custo de vida é baixo (bom, alugar uma casa não deve ser muito barato, mas não é barato em lugar nenhum) e as pessoas são muito amigáveis com quem é de fora.
O maiores defeito que vejo na cidade é que a estrutura turística é ridícula. Tem poucos vôos comerciais diários chegando à cidade, e por via terrestre até Belo Horizonte, a capital mais próxima, a viagem é longa e a estrada é ruim. Aparentemente não há interesse dos políticos e empresários locais em mudar isso. Os hotéis são poucos e a maioria tem sites com uma navegação extremamente ruim, além de localizações também não muito atrativas.
As oportunidades para empreendedores visionários são muitas, visto que a cidade é grande e merece ter muita coisa que nenhuma empresa oferece atualmente.
Atualmente, é uma cidade grande para quem está acostumado a cidades pequenas.
Recomendo ter carro ou moto para deslocar-se na cidade. Existem taxis e mototáxis, e também ônibus, mas os trajetos de ônibus deixam muitas regiões de fora. Da casa da minha avó, num bairro nobre, eu gastava meia hora para ir a pé até o centro. De ônibus eu tinha de caminhar quinze minutos e o trajeto total geralmente durava meia hora, incluindo a espera do ônibus. Se morar perto do centro, bicicleta também é uma boa opção. O clima é quente e raramente chove. E de vez em quando acontecem tremores de terra na cidade.
Se tem negócios em Montes Claros (ou em qualquer outro lugar do mundo) e quer divulgá-los no blog, me envie uma mensagem apresentando a empresa. Caso pense em abrir uma empresa ou melhorar a empresa que já administra, agende sua consultoria comigo. E se tem dicas adicionais ou dúvidas sobre a experiência de morar na cidade, comente.
Se gostou das dicas, pague-me um café: https://ko-fi.com/nycka
Este blog é lido por pessoas de todos os continentes.
Nycka, the nomad
eu morei em MOC por uns 8 anos e achei muito boa a qualidade de vida... acho que vc foi muito exigente com a cidade... o problema maior são os pernilongos
ReplyDeleteObrigada por comentar. Não sei onde você viveu antes, mas as comparações que fiz foram com cidades maiores. Certamente para quem vem de cidades menores ou de tamanho similar sem serem destinos turísticos a cidade é excelente. Mas acho absurdo o pouquíssimo número de vôos comerciais diários numa cidade desse porte, por exemplo.
Delete