A relação custo-benefício não é simples de calcular. Muitas pessoas usam apenas o preço para escolher o que comprar. Isso é um erro, porque o preço por si só não é um padrão para calcular a relação custo-benefício, e escolher o preço por si só costuma ser escolher os produtos com qualidade inferior e os menores benefícios de todos.
Se você comparar 1 kg de arroz de uma marca X em dois supermercados diferentes, estará comparando apenas o preço. Se você comparar os preços das embalagens com 1 kg de arroz de diferentes marcas, estará comparando apenas os preços. Se você quer um par de jeans de cinco bolsos, independentemente da marca, e escolhe o mais barato, está comparando apenas o preço.
Então, como seria a escolha com base na relação custo-benefício para essas coisas? Para o arroz, você deve considerar outras características como o sabor (sim, existem sabores diferentes para diferentes marcas), o valor nutricional, o impacto social que cada marca causa, o impacto ambiental e assim por diante. Para as calças, dei um exemplo de uma experiência pessoal aqui uma vez. Agora eu conto novamente para você entender.
No distante ano de 1998, algumas semanas antes de mudar de Montes Claros para Uberlândia, comprei uma calça fabulosa de uma marca que era minha favorita e, infelizmente, não existe mais. Foi a calça mais sexy que eu já comprei. Na época, custou R$ 40,00 (o salário mínimo era de R$ 70,00 por mês). Então, algumas semanas depois de mudar para Uberlândia, minha vizinha entrou no apartamento vestindo calças bonitas com boca de sino que eu costumava amar. Eu não conhecia a marca, mas as calças eram encantadoras e custavam os mesmos R$ 40,00 que paguei na outra algumas semanas antes. Eu comprei uma igual à dela e a bordei para ser diferente, porque eu aprecio a exclusividade e ela era minha companheira para sair, então, era melhor fazer isso. Ambas as calças eram lindas e vestiam perfeitamente. A diferença para calcular a relação custo-benefício? O tempo que eles foram úteis. A primeira, tive até 2018 e poderia ter por mais tempo, mas precisava trocar o zíper e não o fiz, então joguei fora. A segunda durou dois anos até que eu precisasse jogá-la fora, porque o tecido era horrível e abriu em alguns lugares. Então, uma me custou R$ 40,00 para ser usado com frequência (enquanto eu estava na universidade, três vezes por semana) durante 20 anos, e a outra custou um pouco mais (considerando que gastei para bordar) para durar dois anos apenas. A segunda foi dez vezes mais cara, considerando a relação custo-benefício, embora na comparação de preços por si só tenham o mesmo preço.
Somente a qualidade não é suficiente para calcular essa proporção, mas é uma que a maioria das pessoas não entende, pois suas referências são muito limitadas. Como no exemplo do arroz, há outros aspectos a serem considerados para enriquecer a análise. Pessoas que se recusam a analisar a qualidade, a vida útil de suas roupas, como um dos padrões, estão fazendo uma má escolha. Mas precisamos ir além e analisar outros padrões, como o impacto social e ambiental de cada marca.
Como é a adaptação dessas roupas ao seu corpo? Essas roupas valorizam suas cores pessoais? Essa marca oferece salários justos para seus funcionários? Oferece incentivo para que estudem para ocupar uma posição mais alta no futuro naquela empresa? Segrega as pessoas, pagando menos para mulheres? Eles geralmente demitem suas funcionárias após uma licença de maternidade? Seus funcionários estão trabalhando em um ambiente saudável? Qual o impacto dessa marca no meio ambiente? Seus designs são originais ou a marca está imitando alguns designs criados por outras marcas? Seus vendedores são naturais e prestativos? Essa marca é entregue rapidamente quando fazemos compras on-line? Para as indústrias da moda, se seus produtos são fabricados por terceiros, esses fornecedores são honestos com seus funcionários, considerando as perguntas anteriores? Essas são algumas perguntas que devemos ter em mente. Se você é vegano ou vegetariano, há algumas perguntas extras. De acordo com seus objetivos, outras perguntas podem ser incluídas. Mas em qualquer situação, os benefícios vêm primeiro, e o preço é quase sem importância se pensarmos que podemos economizar dinheiro para ter a melhor opção, se quisermos.
Acredito que qualquer pessoa deve fazer perguntas sobre impacto social, incluindo tudo sobre os funcionários dessa marca ou seus fabricantes, mesmo quando procura emprego, em qualquer setor. Uma pessoa que faz isso mostra responsabilidade social e respeito próprio, e isso é bom para uma marca pessoal.
Para verificar os custos-benefícios, devemos considerar primeiro todos os benefícios que podemos imaginar, para nós mesmos, o meio ambiente e a sociedade. Analisamos os benefícios que cada marca pode oferecer e, em seguida, analisamos os preços das marcas que oferecem mais benefícios para ver se nosso orçamento é suficiente.
Por exemplo, considere que você está procurando por camisas novas e as que você experimentou têm os seguintes benefícios e preços (incluiremos apenas alguns benefícios para este exemplo). Quando estou analisando dados, sou mais específica, mas o exemplo abaixo é suficiente para você entender a ideia.
Marca |
Modelagem |
Qualidade |
Responsabilidade social |
Cores |
Serviços |
Responsabilidade ambiental |
Nota |
A |
Perfeita |
Excelente |
Desconhecida |
Boas |
Excelentes |
Desconhecida |
7 |
B |
Perfeita |
Boa |
Desconhecida |
Boas |
Bons |
Apenas produtos sustentáveis |
6 |
C |
Boa |
Boa |
Ok |
Inadequadas |
Ok |
Desconhecida |
4 |
D |
Horrível |
Baixa |
Vergonhosa |
Boas |
Ok |
Desconhecida |
2 |
A melhor escolha seria a marca A em circunstâncias normais. Eu recomendo equilibrar as taxas de uma maneira que cada benefício tenha a mesma importância que os outros. É a maneira mais honesta de calcular a proporção.
Às vezes, nossos orçamentos não são suficientes para comprar a melhor opção. Uma opção é economizar dinheiro extra para comprar a melhor opção. Eu sempre considero essa possibilidade quando estou comprando para mim. Prefiro adiar alguma aquisição para ter a melhor escolha do que comprar uma segunda opção imediatamente. Para os clientes, quando trabalho com consultoria de estilo, negocio as melhores ofertas, pois eles costumam comprar vários itens de uma só vez e, muitas vezes, consigo comprar alguns produtos que, por si só, não cabiam no orçamento.
Quando comecei a ter oportunidades em canais de mídia tradicionais, como canais de TV e revistas, para falar sobre estilo, muitas pessoas costumavam me contratar querendo ter mais estilo. Posteriormente, como as pessoas foram ganhando esse senso de responsabilidade por terem um mundo mais honesto, começaram a me pedir para encontrar a melhor relação custo-benefício para suas novas compras na moda. E tenho o prazer de fazer o melhor possível com as informações que adquiri nesses mais de 30 anos neste setor, para oferecer algo interessante para eles, como faço para mim. É claro que novas marcas aparecem todos os dias e eu as observo também, e às vezes posso cometer erros em alguns aspectos, mas considero importante considerar as escolhas para meus clientes tão importantes quanto as minhas e adoro receber feedback sobre o produto para melhorar meus serviços cada vez mais.
Você considera algum benefício que não mencionei? Compartilhe comigo. Talvez eu já considere e esqueci de anotá-lo. Talvez eu não prestei atenção a esse ponto e seu comentário pode enriquecer minhas análises futuras.
Nycka, the nomad
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