No Brasil muita gente acha que a solução para problemas variados deve vir do governo. Eu creio que estas soluções devem partir da iniciativa privada também. Nas últimas eleições presidenciais eu confrontei várias vezes um candidato que era diretor de uma grande empresa do varejo de roupas, porque ele prometia mil coisas e eu questionava se ele fazia aquilo para os funcionários de sua empresa. Os produtos da empresa são de qualidade extremamente baixa e uma vez fui convidada para participar de um processo seletivo da empresa, e o salário era indecentemente baixo para as responsabilidades e para o cargo em si, que eu já havia exercido em outra empresa muito menor com salário muito melhor. Confrontei porque as promessas aparentemente não condiziam com o que ele praticava na empresa. Ele acabou desistindo da candidatura.
Hoje olho para este paÃs e vejo muita pressão ser colocada no governo ao passo que não se vê com frequência a iniciativa privada como uma opção de solução.
Imagine se cada empresa tivesse uma cota mensal que se dispusesse a investir na educação e qualificação técnica e humana de seus empregados. Isso é uma ferramenta ao alcance de qualquer empresa razoavelmente bem administrada. É preciso de criar meios para avaliar o retorno deste investimento, como avaliar a presença e as notas destas pessoas nos cursos, e avaliar o conhecimento prático adquirido.
Não é justo investir recursos em quem não quer estudar, por exemplo. Ter N vagas em escolas e universidades públicas e as pessoas estarem ali só para ter um diploma e não para aprender de fato. Existe algo de muito errado nessa cultura e mudar uma cultura não é tarefa do governo, mas das pessoas, e as empresas privadas de todos os portes têm influência para fazer isso.
Claro que as empresas medÃocres que só visam lucro não têm interesse nisso. A população interessada em educação e cultura pode reagir não consumindo estas marcas. Pode reagir construindo marcas pessoais fortes o suficiente para escolher onde querem trabalhar.
Até que ponto as pessoas estão realmente dispostas a buscar educação de qualidade? Até que ponto realmente buscam qualidade em suas vidas? Só posso sentir vergonha da parcela da população que só quer ganhar sem oferecer nada em troca. Sempre é tempo de mudar para melhor.
Nycka, the nomad
Consultora de branding 360° e personal branding 360°
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.