🇧🇷 Economia, cultura empresarial e padrões de consumo

Economia é um mecanismo complexo. Cada pessoa e cada empresa é importante para o funcionamento adequado deste mecanismo. Se a qualidade de cada peça (pessoa ou empresa) é baixa gera crise. Quanto mais cada peça investe em si mesma, melhor é.

No Brasil muitos cresceram ouvindo falar de crise e a temem. E nisso fazem exatamente o contrário do que devem fazer para sair dela. A vergonhosa Lei de Gerson também é uma barreira cultural que atrapalha os brasileiros de terem uma atitude que colabore com seu desenvolvimento profissional e com o desenvolvimento econômico do país.

Vamos imaginar um cenário que já existe, mas ainda pode crescer muito no mercado mundial e muito mais no mercado brasileiro. Imagine uma empresa que desenvolva uma marca forte para si mesma, e para seus produtos e serviços se houver motivo para ter várias marcas de uma mesma empresa, como algumas grandes fazem. Esta empresa contrata apenas profissionais alinhados a seu perfil, bem adaptados à cultura praticada naquele ambiente. Esta empresa paga salários acima da média porque busca profissionais acima da média. Como os salários atraem muitos profissionais interessados só nisso, ela decide filtrar os melhores candidatos através de métodos pouco usuais ou até, podemos dizer, não ortodoxos. A lucratividade é alta. O poder econômico de seus empregados, também. Como os empregados já têm a idéia de só se contentar com o melhor como prática corriqueira, onde eles usam este poder de compra? Comprando excelentes carros, roupas, serviços, hospedando-se em ótimos hotéis ao viajar, comendo em excelentes restaurantes. 

A cultura da excelência, do “nada é tão bom que não possa ser ainda melhor” é algo que quando a gente pega gosto não tem mais volta! E esta cultura faz parte de muitas vidas, embora muitas vezes nos vejamos em meio a um mar de mediocridade e muitas marcas baratas expandindo. Vemos isso porque existe muita gente que não vê o próprio valor por aí, gente que não cultiva o senso crítico e se contenta com pouco. Aquela gente que só estuda o suficiente pra passar. A cultura da excelência começa com o hábito de estudar para aprender. Essa gente deixa seu medo e sua avareza tomarem conta, e só pensam em preço, não conseguem pensar em custo x benefício. Então compram sempre o mais barato, sem fazer as contas dos prejuízos que toma com isso a médio e longo prazo apesar dos ganhos imediatos. Nós não podemos deixar essa mentalidade doentia tomar conta do nosso mundo.

Quando alguém investe em iniciar um negócio oferecendo algo único é o primeiro passo para tornar-se uma peça de boa qualidade no mecanismo econômico. Quando alguém trabalha, seja como empreendedor ou empregado, fazendo o que ama e entregando algo além de horas trabalhadas e de fazer apenas a obrigação, indo além do senso comum, está indo na direção de tornar-se uma peça boa neste mecanismo. E cada passo que cada pessoa e cada empresa dá nesta direção diminui o espaço para crises econômicas. 

Se você quer sua empresa andando em direção à prosperidade, à entrega de valor e contribuindo para o crescimento econômico (que só existe se as empresas agem para isso acontecer), não importa se você está planejando seu negócio ou se ele está ativo, nem o porte da empresa ou sua localização, agende uma consultoria de branding 360° comigo para que eu possa orientar você para corrigir os problemas que podem levar ou estão levando seu negócio na direção errada.

Se você é um profissional que quer direcionar sua carreira para uma carreira próspera, sendo valorizado pelo que faz e eliminando a crise da sua vida, agende uma consultoria de personal branding 360° comigo para eu poder te ajudar a identificar onde você está errando e como corrigir essas falhas e seguir o caminho certo.

E compartilhe este texto para que outras pessoas também tenham a oportunidade de seguir o caminho certo.



Nycka, the nomad 


Comments