Um problema bastante comum entre os jovens de hoje, mas também em pessoas de gerações anteriores é a falta de hábito de leitura. A indústria cinematográfica dos Estados Unidos criou tantas adaptações para o cinema de livros voltados ao público infantil e adolescente que é tentador ignorar os livros. Se a família da criança não é um exemplo que a inspire e estimule a ler, como ela vai desenvolver este hábito e ter os benefícios disso? É muito prejudicial negligenciar a importância da leitura. Neste texto vou citar alguns problemas comuns de pessoas que não têm o hábito de leitura, do ponto de vista de uma pessoa que tem o hábito de leitura desde a infância, e dar algumas dicas para quem quer criar esse hábito e mantê-lo.
O primeiro problema é referente à criatividade. Ao ler um livro antes de ver um filme você precisa imaginar os personagens, os cenários, as situações. Se você vê o filme, alguém imaginou isso por você e você não desenvolve essa capacidade. Você associa Harry Potter ao Daniel Radcliffe. E ignora que o cabelo do personagem, no livro, não era tão arrumadinho como no filme. Pra ficar só em um exemplo bobo. As adaptações de Harry Potter pro cinema foram razoavelmente fiéis aos livros do ponto de vista dos fatos, mas não nas características de vários personagens.
Outro problema resultante da falta de hábito de leitura é a qualidade da escrita. Erros de gramática e ortografia, e também limitações de vocabulário são indícios de alguém que não cultiva o hábito de ler. Eu, falante nativa de português, hoje em dia procuro ler em inglês e italiano sempre que possível visando melhorar minha comunicação nesses idiomas. Nos demais tenho muito a estudar ainda para ser capaz de entender conteúdos complexos.
Além deles, a interpretação, tanto de texto como de situações, e o senso crítico, são outros aspectos prejudicados. E isso torna essas pessoas muito manipuláveis e com baixa capacidade de apresentar argumentos coerentes.
Chega de expor os defeitos de quem não lê. Vamos ao caminho para desenvolver o hábito de leitura. Eu leio desde criança, e tinha uma biblioteca em casa. Hoje em dia é possível adquirir e-books pelo celular, então você também tem uma biblioteca em casa.
O primeiro passo é escolher um livro para ler. Pode escolher obras literárias reconhecidas por sua excelência ou livros mais simples. Você conhece suas limitações e gostos melhor que eu, então, faça uma escolha. É você que vai ler o livro! De vez em quando falo de livros que li aqui no site e nas minhas redes sociais, então siga meus perfis se quiser dicas para seus próximos livros. Se não tiver preferência nenhuma, vá à sessão de literatura da livraria ou biblioteca mais próxima e escolha qualquer livro. Alguns livros grossos são ótimos de ler e têm uma narrativa mais agradável que alguns livros finos, então não deixe o tamanho do livro te assustar. Se for a uma livraria ou biblioteca, folhear o livro e ler alguns trechos ali mesmo pode te ajudar a decidir se gosta ou não daquele conteúdo. Vá num dia livre, sem pressa.
Escolhido o livro, leve-o pra casa e defina um desafio diário de leitura. Pode começar com ler pelo menos uma página inteira por dia. Por mais cheio que seja seu dia você tem tempo de ler uma página.
Então, crie um calendário de leitura e marque seu avanço, sinalizando os dias que bateu a meta e quantas páginas leu a cada dia. Pode usar o calendário do celular ou um calendário de papel, agenda, planner. O importante é registrar para criar referências.
Feito isso, comece a ler.
No mês seguinte, aumente a meta. Se você se desafiou a ler uma página por dia e conseguiu ler pelo menos duas por dia, seu desafio deve ser maior do que o que conseguiu na maior parte do mês anterior. Siga aumentando um pouco a meta a cada mês, assim como fazem os esportistas ou mesmo como fazemos nas aulas de musculação, que conforme um exercício se torna um hábito o treinador aumenta a carga para ser mais desafiador.
E, quando acabar o primeiro livro, escolha um outro, mantendo a meta de leitura que tinha ao acabar o anterior e siga aumentando a meta um pouco a cada mês, e vencendo os desafios diariamente.
Os benefícios da leitura são válidos para qualquer idioma. Para entender melhor a cultura de outros países recomendo conhecer a literatura infantil daquele país.
Se você administra uma empresa relacionada aos temas tratados neste site, leia a página “Kit de mídia” para saber como divulgar seus produtos e serviços conosco.
Este texto, como todos os outros deste site, é protegido por direitos autorais. É proibida a reprodução ou tradução totais ou parciais deste conteúdo.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.