🇧🇷 Will Smith e mulheres carecas

Na noite passada o “comediante” Chris Rock fez uma piada péssima sobre Jada Pinkett Smith durante a cerimônia do Oscar. Jada estava belíssima no evento. O marido da atriz, Will Smith, premiado como melhor ator no mesmo evento, não gostou da piada, deu um tapa em Chris Rock e pediu para o comediante nunca mais pronunciar o nome de sua esposa. 

É inaceitável fazer piadas com mulheres carecas. Existem aquelas que são carecas exclusivamente por estilo, e têm personalidade forte o bastante para lidar com piadas de mau gosto. Existem as atrizes que raspam os cabelos para seus papéis em algum filme ou peça de teatro e provavelmente elas também têm força para segurar o visual. Devemos pensar que mesmo mulheres fortes têm momentos que estão mais sensíveis. E existem aquelas que estão carecas devido à alopecia ou à quimioterapia. E estas geralmente estão fragilizadas demais para serem vítimas de piadas de mau gosto e lidarem bem com isso.

O machismo da sociedade cria uma imagem falsa e desconsidera as belezas individuais. Desconsidera ainda mais ao aceitar piadas de mau gosto que reforcem estereótipos, inclusive o estereótipo de que a mulher precisa ter cabelos longos para ser feminina. Não, a mulher não precisa de cabelos longos pra ser feminina. Uma mulher não precisa sequer ter de se provar feminina ou qualquer outra coisa seja lá para quem for.

Para quem ainda não percebeu, todos nós temos características estereotipadas como masculinas e outras tantas características estereotipadas como femininas, independentemente de sermos homens, mulheres ou de quais letras da cada vez mais longa sigla do movimento LGBT+ descrevem uma característica nossa. E isso não muda o que somos.

Me surpreende o fato de ainda ser aceito em algum lugar do mundo “comediantes” que fazem piada com quem está fora dos estereótipos. Isso é tão velho e sem graça! Mas o pior disso é que, ao fazer aquela piada sobre Jada Pinkett, num evento divulgado na mídia mundialmente, essa piada pode atingir inúmeras mulheres que estejam igualmente carecas e que se sintam fragilizadas.

O filme citado na piada é velho, da década de 90, quando muitos adultos de hoje sequer tinham nascido. O enredo, por isso, pouco importa. Importa a falta de sensibilidade de Chris Rock ao fazer piada com um tema que pode ferir muitas mulheres que viram a cerimônia ou que acompanharam as notícias sobre o Oscar posteriormente.

Uma mulher não é menos mulher por ter menos cabelo ou cabelos mais curtos ou por estar careca. O comprimento dos cabelos não define feminilidade. Cada ser humano é único e deve ser respeitado.

Sou contra qualquer forma de censura, mas favorável à auto-censura quando se trata de falar coisas na internet ou usar espaços na mídia, seja na mídia convencional ou online, para espalhar preconceitos e reforçar estereótipos. A meu ver Chris Rock deve desculpas públicas a todas as mulheres carecas, não apenas a Jada Pinkett Smith, acompanhado de um anúncio de aposentadoria para se dedicar à atividade de ser o tiozão do pavê nas festas de família, pois suas piadas são piadas de tiozão, totalmente sem graça. O tapa que Will Smith deu nele pode ter sido um impulso para defender a esposa, conforme declarou ao receber o prêmio de melhor ator, mas também foi um tapa de toda mulher careca ou de cabelos curtos que já foi comparada com homem em sentido pejorativo por não se encaixar no estereótipo de “feminilidade” que exige cabelos longos. E nisso até mesmo pessoas trans e travestis quase sempre reforçam o estereótipo machista, conscientes ou não disso.

Àquelas que querem revelar sua beleza única, convido para agendar um horário da minha consultoria de estilo pessoal.

Se você administra uma empresa relacionada à moda e à beleza, patrocine meu trabalho. Leia o kit de mídia para saber como. 


Nycka, the Nomad 


Comments