🇧🇷 Juhannus e festas juninas brasileiras

Há algum tempo eu tinha a curiosidade de saber se em outros países existem festas equivalentes às festas juninas brasileiras. Nos últimos dias vi várias postagens sobre o Juhannus na Finlândia, e pesquisando mais, descobri que, embora o modo de festejar seja diferente, o motivo da festa é praticamente o mesmo. No Wikipedia consta que Juhannus refere-se a São João.

No Brasil, no mês de Junho, celebramos alguns santos católicos, com destaque para Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). O Brasil é um país laico há pelo menos 33 anos, mas a religião católica é predominante na cultura popular e afeta alguns feriados e celebrações no país.

A forma de celebrar a data geralmente é dançando a quadrilha em torno de uma fogueira, usando roupas de caipiras, cheias de remendos e retalhos. Esta é a forma mais comum nas escolas e nas comemorações em família com crianças. Na minha cidade natal alguns clubes de lazer celebravam os santos que mencionei fazendo uma grande festa à noite, com fogueira, música (geralmente forró a noite toda), dança (não a quadrilha, mas o forró), e fartura de comidas típicas, para sócios e pessoas que pagassem pelo ingresso. As igrejas muitas vezes fazem quermesses e também festejam com música e comidas típicas em abundância. Vou falar mais sobre as comidas e bebidas típicas das festas de junho no Brasil no próximo post. Se você quiser contar quais as comidas e bebidas típicas desses festejos em seu país, use os comentários para isso. Vou adorar saber!

Santo Antônio é o santo casamenteiro e na véspera é o dia dos namorados no Brasil. O mês geralmente dedicado a casamentos é maio, quando o frio do inverno está apenas começando. Noivas brasileiras amam casar com vestidos decotados e sem mangas. Sei que o Juhannus finlandês também tem simpatias relacionadas aos relacionamentos amorosos, e achar seu amor. No Brasil, esta parte é celebrada no início do mês nos festejos a Santo Antônio, e também temos simpatias para atrair o amor e o casamento.

Sei que na Finlândia as pessoas celebram o Juhannus com familiares e amigos em suas casas de campo, fora das cidades, ou aproveitam para relaxar, também fora da cidade. No Brasil, vamos a lugares onde podemos festejar, dançar, e degustar as deliciosas comidas típicas da época, não apenas com amigos e familiares, mas com muitas outras pessoas. Talvez pela influência latina (portuguesa e italiana, principalmente), poucas datas no Brasil são comemoradas predominantemente em família. Normalmente apenas o Natal e o aniversário. Brasileiros amam uma aglomeração.

Conforme vídeos que vi de finlandeses comentando sobre a data, o Juhannus também é celebrado com danças em torno de uma fogueira. Visualmente é um pouco diferente (veja fotos no meu Instagram), mas aprender sobre o Juhannus e pensar nas semelhanças com as festas juninas brasileiras matou aquela minha curiosidade que mencionei no início do texto.

Siga o blog e meus perfis nas redes sociais para não perder os próximos textos.


Nycka, the Nomad 

Comments