🇧🇷 A mudança de visual de Billie Eilish

Nesta semana, a cantora Billie Eilish compartilhou em seu perfil do Instagram fotos que fez para a Vogue britânica. Vi alguns comentários, tanto nas redes sociais da revista como em outros canais, criticando a garota por ter mudado tanto o visual e ter feito um ensaio com uma imagem bem sensual para a revista.

Billie tem 19 anos. Ao observar as fotos, lembrei de uma cliente que tive há alguns anos. Eu não conheço muito o trabalho de Billie Eilish, nunca vi uma única entrevista dela, e não vou julgar a autoimagem dela antes ou agora. Meu ponto é tratar dessa mudança analisando o impacto dela sobre fãs e sobre mulheres com corpo parecido.

Minha cliente era uma mulher jovem, casada e que usava roupas imensas por se achar gorda, quando na realidade ela tinha seios fartos, naturais. Usar roupas largas tende a fazer o corpo parecer maior. Então, para quem tem algum problema de autoimagem o resultado é agravar este problema. A cliente me fuzilou com o olhar quando falei que iríamos emagrecer o guarda-roupa dela. Mas foi exatamente o que fiz, sem impor. Minha única imposição foi: prove primeiro, reclame depois. Com trinta anos de experiência, as chances de eu errar nas sugestões que dou a clientes é pequena. Por isso, ao experimentar as roupas que eu sugeri a cliente percebia que ficaram bonitas e não reclamava. No decorrer do processo ela também passou a se sentir atraente.

Mas voltando à Billie Eilish, que problemas as pessoas que criticaram as fotos da Vogue têm para se sentirem incomodadas com a imagem sensual das fotos? Talvez essas pessoas não vejam sensualidade em si mesmas. Talvez se identificassem com a imagem anterior da cantora, com as raizes dos cabelos pintadas de verde e roupas imensas. Ou ambas as coisas.

Alguns consultores de imagem usam rótulos para definir estilos. Eu não gosto de rótulos porque, a meu ver, podemos num dia querer sair com maxi cardigãs e coturnos, escondendo o corpo, e em outro dia ou ocasião usar roupas que valorizem nossa aparência. Não somos um rótulo. Mas ainda assim, estilo de verdade requerer alguns pontos de coerência.

Mudanças marcantes de aparência podem refletir profundas mudanças interiores. Aparentemente este é exatamente o motivo de Billie Eilish ter deixado de lado o cabelo verde e feito um ensaio que chocou tanta gente. Ela mudou. E numa época em que se cultua celebridades que fizeram dezenas de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos, é revolucionário buscar valorizar a própria beleza apenas com roupas, maquiagem, boas escolhas de corte e cor dos cabelos, boa alimentação e cuidados simples com o corpo e a saúde.

Não mudar é que é um sinal de que há algo muito errado com a pessoa. Quem busca evolução e desenvolvimento pessoal busca também mudar sua aparência sem recorrer a cirurgias estéticas. Busca reconhecer a própria beleza e aprimorá-la com atos de amor próprio como alimentar-se melhor, vestir-se melhor, etc. E dá trabalho chegar a isso. Mas é um trabalho recompensador.

Billie Eilish, ao mostrar ao mundo esse seu lado sensual - você reparou na tatuagem no quadril da cantora nas fotos? - também diz a outras mulheres de formas naturalmente voluptuosas que elas são atraentes e sensuais. Ela é jovem e sua imagem e seu estilo podem amadurecer e mudar muito ainda. Os fãs acomodados que lutem para acompanhá-la.


Nycka, the Nomad

© Todos os direitos reservados à autora do texto e administradora do blog, Vanessa Nunes. Proibida reprodução total ou parcial deste conteúdo ou de qualquer conteúdo deste blog sem expressa autorização da autora.

Comments