Nesta semana li uma pesquisa onde avaliaram cerca de 60 países do ponto de vista dos expatriados e os classificaram conforme alguns critérios. Você pode acessar a pesquisa em https://www.internations.org/expat-insider/2021/best-and-worst-places-for-expats-40108
Alguns países são reconhecidamente difíceis para se fazer novas amizades, e isso foi um dos fatores avaliados. Um fator que contribuiu para alguns países terem uma posição ruim no ranking.
As experiências de cada pessoa num lugar tendem a ser diferentes, bem como suas motivações. A Itália foi classificada como o segundo pior país nesta pesquisa e eu conheço gente que ama a Itália, vive lá há muitos anos e não tem intenção de deixar o país.
Num outro texto vou falar sobre as motivações para mudar. Hoje quero falar de aplicativos que podem ser úteis para conhecer novas pessoas quando nos mudamos para outra cidade ou outro país, pois isso ajuda muito na adaptação.
Primeiro vou comentar alguns que já testei.
Uso internet desde 1999, então muita coisa que já usei para conhecer pessoas, até muito antes das redes sociais, nem existe mais ou não é tão usada quanto era há vinte anos.
Então, a primeira sugestão é o Couchsurfing. Eu usei este aplicativo após mudar para Curitiba e algumas pessoas se reuniam regularmente na cidade, muitas vezes levando viajantes que estavam na cidade. O objetivo principal do CS é que as pessoas possam trocar ideias com nativos quando vão viajar, visto que os nativos sempre conhecem melhor a cidade, sabendo de coisas interessantes para fazer que vão além daqueles roteiros turísticos tradicionais. E, nesse intercâmbio de informações é possível se hospedar na casa de membros da plataforma ou aceitar viajantes em sua casa. Por isso o nome Couchsurfing. Cada pessoa oferece seu sofá ou quarto de hóspedes para um viajante se hospedar sem pagar nada, mas preferencialmente com uma troca cultural. Não é obrigatório hospedar ou ser hóspede. O bacana é que podemos conhecer pessoas que gostam de viajar e estão mais abertas a novas amizades no lugar onde estamos morando. Já faz um tempo que não uso a plataforma, mas recomendo.
Na sequência, redes sociais. Achar grupos de Facebook de expatriados ou mesmo grupos de nativos com interesses comuns é possível. Também é possível encontrar gente que mora naquela cidade onde você está através de outras redes como o YouTube, Instagram e Tiktok. E a partir de interesses comuns podem surgir oportunidades para tomar um café ou dar uma volta em algum lugar interessante da cidade e começar o que pode se tornar uma amizade.
A terceira sugestão é um aplicativo chamado Tandem, para praticar idiomas. Esta eu sugiro para quem está num país de idioma diferente e para quem está estudando um idioma para ir morar num determinado país onde este seja o idioma oficial. É um aplicativo para praticar os idiomas, mas existe a opção de marcar no perfil se você tem interesse em encontrar pessoalmente as pessoas. E desse apoio mútuo com idiomas pode surgir uma amizade.
As próximas sugestões eu nunca usei, mas parecem meios válidos para conhecer pessoas e iniciar amizades.
- EatWith: uma plataforma para reunir pessoas para jantar. Cheguei a me cadastrar há alguns anos, mas não achei nada acontecendo em Curitiba, então não sei dizer como é a experiência. Talvez funcione melhor para grandes metrópoles (no Brasil, eu via sempre atividades em São Paulo). Talvez tenha mudado e tenha pessoas de mais lugares atualmente. Parece interessante.
- Pingle: ainda não usei. A proposta é reunir pessoas para fazer algo juntos. Se entendi direito pode ser um jantar, uma volta de bicicleta por um parque, várias coisas não necessariamente relacionadas a comida. Descobri este app num vídeo sobre a Suécia, então também não sei a abrangência geográfica dele. A proposta é interessante.
- TravellingSpoon. Também gira em torno de comida, mas aqui você pode ter aulas de como preparar algo e até um tour pelo mercado para o chef dar dicas da compra dos ingredientes, além da refeição. Uma chance de conhecer outras pessoas que gostem de cozinhar.
De uma perspectiva global, essas são minhas sugestões no momento. Sair do mundo virtual e encontrar meios de conhecer gente no mundo real em cursos, na academia ou dando uma volta com o seu cachorro pela vizinhança também são opções.
Se você tem outras sugestões, em apps ou ocasiões em sua cidade ou país que as pessoas são mais abertas a conhecer outras pessoas e fazer amizades, comente aí embaixo.
E não se esqueça de seguir meus perfis nas redes sociais e entrar no meu canal do Telegram para ser notificado de novos textos e receber dicas extras.
Nycka, the Nomad
Todos os textos deste blog foram elaborados pela autora. É proibido sua reprodução total ou parcial em quaisquer outros canais.
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.