O custo de morar sozinho varia conforme a cidade escolhida e o que você considera necessário para uma vida confortável. Neste texto vou fazer uma checklist dos pontos que você precisa observar ao calcular seus custos pra morar sozinho, ou mesmo precificar seu trabalho de longo prazo em outra cidade ou país.
Caso tenha imóvel próprio o custo será inferior ao de viver de aluguel. Para quem adota um estilo de vida nômade, uma casa fixa, própria, em um lugar que goste é um investimento que acho que vale a pena, e em outros lugares trabalhar com moradia paga pelo cliente ou alugada por você.
Os custos mensais mais essenciais são água, energia, alimentação e internet. Inclua telefone se você fizer muita questão. Mas como só isso não satisfaz a muitos, e temos necessidades que requerem gastos em intervalos mais longos, em especial aos nômades culturais, vamos a outros pontos:
- IPTU (caso queira morar no Brasil) e outras taxas residenciais. Em outros países verifique estas taxas, incluindo taxa de condomínio, conforme sua opção de moradia.
- Academia, cursos de idiomas e outros cursos.
- Lazer. Festas, viagens, cinema, comer em restaurantes, museus, shows, etc. Se costuma receber amigos, namorad@, etc em casa o custo disso é diferente de você ocupar o espaço sozinho.
- Roupas. Mesmo quem não é vítima da moda e não compra roupa a cada estação, de tempos em tempos é necessário dar um upgrade no guarda-roupa. E se é pra dar um upgrade, que sejam peças de muita qualidade e que valorizem seu estilo pessoal.
- Transporte. Tem carro? Moto? Bicicleta? Skate? Patins? Usa ônibus, metrô, táxi e outros recursos terceirizados? Aluga carro? Avalie os custos de sua opção. No caso de ter carro ou moto, inclua os impostos (IPVA, no Brasil) na conta.
- Saúde. Usa serviços públicos, convênio ou particulares?
- Animais de estimação. Além do tempo necessário para cuidar deles, brincar e levar os cães pra passear (limpe as cacas deles na rua, por favor!), há o custo de ração de qualidade (super premium vale a pena e aumenta a longevidade do animal), vermifugação, vacinação, anti pulgas, banhos (para cães), adestramento (se não tiver experiência para adestrar sozinho), entre outros. E pet sitter ou hotelzinho pra animais se precisar viajar.
- Lavanderia. Se tiver roupas que requerem lavagem a seco ou sua máquina de lavar não comportar cobertores e edredons, inclua este custo. Também vale observar se a casa ou apartamento tem área de serviço quando estiver pesquisando o imóvel. Mas eu trato dos pontos sobre procurar um imóvel em outro texto.
- O que você come. Faz comida em casa? Compra comida congelada ou instantânea? Pede de restaurantes? Cada opção tem seu custo. O impacto de suas escolhas neste caso não se limita ao bolso, pois afeta sua saúde diretamente.
- Gás e aquecimento. É possível usar fogão de indução e não depender de gás na cozinha. Em alguns lugares o gás é necessário para o aquecimento. Por falar nele, na Itália, por exemplo, existem imóveis com aquecimento centralizado e outros com aquecimento autônomo. O autônomo você só paga o que usa. Já o centralizado é rateado com outros moradores vizinhos e se eles usarem muito mais que você, você paga parte da conta deles.
- Onde morar. Casa. Apartamento. Flat. Quarto alugado. Que tipo de moradia prefere?
Acho que com esses pontos dá pra você calcular o quanto você precisa pra viver sozinho em qualquer parte do planeta. Se pensar em algum ponto que não incluí aqui e vale ser analisado, comente.
Nycka, the nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.