🇧🇷 Bom gosto e mau gosto se misturam na indústria de moda?

Bom gosto e mau gosto se misturam na indústria de moda?

Tem uma cena que gosto bastante do filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom” que é útil para ilustrar meu ponto de vista sobre isso. Esse texto abrange moda masculina e feminina e também estilo pessoal.

Becky, caso você não conheça o filme ou o livro, é uma compradora compulsiva. E alguém, não lembro quem, pede que ela frequente um grupo de “compulsivos anônimos” ou coisa do tipo para controlar o vício. Uma das melhores amigas de Becky vai casar e, acidentalmente, no dia que ela vai buscar o vestido de madrinha é flagrada pela líder da tal reunião de compulsivos e a mulher não quer nem saber do que se trata, já acha que aquela sacola com um vestido é mais um surto consumista da moça (era a primeira reunião de Becky no grupo aquele dia). E assim, chega um momento que ela surta (com razão!) ao ver o vestido sendo usado por uma moradora de rua porque o tal grupo de consumistas anônimos pegou o vestido e botou numa espécie de brechó de caridade.

Gosto dessa cena porque é óbvio que o vestido na moradora de rua não é elegante como em Becky, uma garota que tem informação de moda, cabelos e pele bem cuidados, etc. É o mesmo vestido, mas quem usa faz a diferença. Como tudo quando se trata de estilo pessoal. Não basta as peças serem coordenáveis entre si. Elas precisam de expressar nuances da personalidade de quem as veste. E isso você não aprende de graça na internet, nem em cursos rápidos.

Um vestido bem feito e bem cortado será sempre um vestido bem feito e bem cortado, mas se a pessoa que o usa não tem bom senso e é vulgar, o resultado vai ser ridículo. E não é da moda a responsabilidade pelo erro. A responsabilidade é da falta de noção e de estilo de quem veste. Existem roupas e acessórios dos mais variados perfis a cada estação. E sempre existem pessoas sem noção que mesmo com muita informação disponível na mídia e tendo espelho em casa querem forçar situações que são ridículas, por não conhecerem verdadeiramente a indústria de moda nem terem um estilo pessoal bem desenvolvido. Alguns exemplos são:

    • Mulheres baixas usando pantacourt (aquilo fica feio em qualquer uma, mas nas baixinhas é pior, mas tem gente idiota que acha que se está na moda vale tudo).
    • Homem que já passou dos 40 usando boné e trajes comuns em adolescentes. Estão bem grandinhos para ter noção de como se vestir com estilo e bom gosto, mas sempre tem os sem noção que não aprenderam nada, talvez por achar que moda é coisa de mulher. Moda talvez seja, estilo não é.
    • Mulheres gordas com barriga proeminente querendo usar barriga de fora ou usando roupas de malha que as fazem parecer o boneco da Michellin. Existem opções muito mais elegantes. Para homens com barriga de cerveja que só sabem usar camiseta e camisa pólo também.

Mau gosto está na indústria de vestuário que não se encaixa - na classificação que uso - como indústria de moda. E também nas pessoas que consomem vestuário, incluindo muitas que consomem produtos de moda. Já falei da classificação aqui e nas redes sociais antes, mas para facilitar sua vida resumo que indústria de moda é a que cria para os perfis mais inovadores de clientes, não a que vende para as massas. Vestuário barato - e algumas marcas não tão baratas - feito para as massas, eu classifico como indústria de vestuário.

Esse papo todo de inclusão que é modismo atualmente está fazendo as pessoas tomarem decisões de estilo mais idiotas, porque as pessoas sem noção não buscam se educar, acham que tudo é obrigatoriamente bom gosto. E isso é patético!

Existem soluções elegantes para praticamente qualquer pessoa, mas se ela não busca orientação especializada o risco de exibir seu mau gosto com roupas e acessórios vulgares que destacam o que a pessoa tem de pior é grande.

Respondendo à questão inicial, não, o bom e o mau gosto não se misturam na indústria de moda. Existem pessoas de bom gosto e pessoas de mau gosto. E existem marcas que produzem para pessoas de mau gosto e outras que produzem para pessoas de bom gosto, sendo que estas podem ser usadas por pessoas de mau gosto, gerando resultados horrorosos.

Este texto, como todos os outros deste website, é protegido por direitos autorais. Todos os direitos são reservados à autora. Reprodução total ou parcial é proibida sem autorização específica da autora.

Conheça meus serviços disponíveis.

Empresas interessadas em divulgar seus produtos e serviços em meus canais de comunicação devem ler a página “Kit de mídia” para conhecer minhas regras para divulgação, estatísticas e outras informações relevantes.


Nycka, the Nomad


Comments