Podemos mudar de um lugar para outro por vários motivos. Uma delas é conhecer melhor outras culturas, tornando-se um cidadão global. Outra também é cultural, quando se muda de um lugar com opções culturais muito limitadas para outro com mais recursos sobre o assunto. Eu experimentei ambos. A cultura foi e é o meu combustível.
Nasci em uma cidade de médio porte no Brasil chamada Montes Claros. Certa vez li uma citação de Platão sobre cidadania global e desejei ser uma cidadã global. Gostava de ler, ouvir música e ver filmes, as opções culturais mais acessíveis daquela cidade.
Alguns meses depois de me mudar para Uberlândia - outra cidade de médio porte, maior que Montes Claros - comecei a usar a internet. Era 1999. Através do Napster (você se lembra?) descobri músicas (e comerciais) de todo o mundo! Eu tinha uma professora que tinha uma locadora de filmes naquela época, e ela tinha filmes que não eram sucessos de bilheteria americanos. Já imaginou minha felicidade andando por aqueles corredores cheios de filmes nunca exibidos na minha cidade natal? Se você tem esse estilo de vida, você pode imaginar.
Um ano e meio depois de terminar minha graduação, dei mais um passo à frente e me mudei para Porto Alegre. Uma das maiores cidades do sul do Brasil. As outras cidades onde morei antes ficam no sudeste, no estado de Minas Gerais. Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul. O primeiro apartamento em que morei ficava a poucos metros de uma espécie de pub onde tocavam bandas locais e bandas de metal estrangeiras. Eu me diverti muito lá e conheci muitas bandas de vários países. Devo dizer que meu principal objetivo em Porto Alegre era ter acesso ao teatro e espetáculos internacionais. Não fui ao teatro lá, talvez porque me encantei demais com todas aquelas bandas que não conhecia (e muitas outras que eu adorava!). Durante o tempo que estive lá também conheci um pouco sobre a cultura local, tradições e música local. Aprendi a tomar chimarrão! Um dia vou aprender a prepará-lo! É uma espécie de chá sem açúcar que vale experimentar!
Quatro anos depois fui para Curitiba. Lá curti teatro, ópera, shows internacionais, cinema (sucessos de bilheteria, clássicos e filmes cult), museus, tive mais tempo e vontade de ler muito (em Porto Alegre meu ritmo diminuiu)... Sou quase especialista em cultura brasileira, e estou avaliando os próximos destinos, possivelmente no exterior.
Durante todo esse tempo também pratiquei turismo cultural, viajando para outros lugares por motivos culturais por alguns dias.
Um dos meus aniversários recentes eu planejava comemorar nas Maldivas, mas não encontrando informações sobre a cultura local, nem mesmo perguntando ao gerente do hotel, desisti. Belas praias eu posso encontrar no Brasil, com uma rica gastronomia e cultura local. Você já visitou o estado de Pernambuco? Ou a Bahia? Comida fabulosa em ambos! Belas praias e rica cultura local também! Recife, Olinda, Cabrália e Salvador são alguns dos lugares onde você encontrará essa maravilhosa combinação de boa comida, rica cultura e belas praias. Coma bolo de rolo em Pernambuco e bobó de camarão na Bahia.
Agora que você já conhece um pouco das minhas experiências nômades, compartilhe as suas comigo. Se você não é nômade, conte-me sobre onde você mora, a cultura local, a comida local e as belezas naturais.
Se você administra uma empresa ou presta serviços relacionados aos temas deste site, leia meu kit de mídia e saiba como divulgar seus produtos e serviços em meus canais de comunicação.
Este texto, como todos os outros neste site, é protegido por direitos autorais. Todos os direitos são reservados à autora.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.