🇧🇷 Benefícios da meditação

Este texto deveria ter sido publicado ontem. Semana passada falei da meditação e dias atrás recebi duas perguntas interessantes: “como vou saber se estou meditando corretamente?” e outra querendo saber dos benefícios da meditação. Eu pratico a meditação que sugeri no texto “como começar a meditar” há vinte anos. Adquiri o entendimento que tenho hoje nos últimos dez anos. Não sou guru do assunto, apenas compartilho minhas experiências positivas que podem ser úteis para outras pessoas. E hoje vou explicar como você pode verificar se está meditando “corretamente” e os benefícios da meditação.

Quando você tem um carro super veloz você precisa ter controle sobre a direção dele, certo? Por isso os pilotos de Fórmula 1 geralmente iniciam no kart e vão mudando de categoria para aprenderem a ter esse controle da direção passo a passo, primeiro em veículos mais lentos e fáceis de controlar, depois em outros mais rápidos, até chegar à Fórmula 1.

A direção é importante. Não apenas na Fórmula 1. Se você não sabe onde quer chegar não tem como saber se está seguindo o caminho certo. Não tem como saber se está meditando corretamente. Você também não pode ver benefícios se não souber o que quer e o que a meditação pode oferecer.

Há alguns anos li alguns livros de Joseph Campbell e percebi que um dos pontos em comum de várias religiões é que buscam o desenvolvimento pessoal, e cada uma tem seu modo de transmitir isso. A meditação é parte de rituais religiosos orientais, como algumas linhagens budistas (não sei se todas). Para entender este papel da meditação e visualizar como exercitá-lo como um objetivo primário, leia o texto “o que é a iluminação budista”.

Ao buscar o desenvolvimento pessoal através da meditação você pode desenvolver a habilidade de controlar melhor suas emoções e isso é útil para a conquista de muitos objetivos pessoais. Você pode buscar um psicólogo como apoio, se quiser. Com a meditação, poderá encontrar respostas dentro de você. Isso pode demorar, e existe um motivo: assim como você vai à academia de ginástica para exercitar o corpo e atingir determinado resultado ao exercitar-se diariamente, ao meditar você está exercitando o cérebro, e, se perceber seus padrões negativos pode exercitar o cérebro para modificá-los. Por falta de referências, pode ser difícil “criar” padrões positivos para substituir os negativos. Aí o suporte de um psicólogo pode ser útil. Assim como a arte (não estou falando da arte como cultura de massa, falo de outro tipo de arte). Tanto na academia de ginástica como na meditação você pode perceber alguns benefícios rapidamente também. Os resultados mais superficiais são percebidos facilmente.

Eu também li, ontem, uma pessoa comentando da boa forma de algumas celebridades que praticam meditação. Não é a meditação que causa isso. Pessoas públicas geralmente cuidam bem do próprio corpo, e no caso de atores, músicos e modelos o corpo é um instrumento de trabalho. A meditação pode levar alguém a desenvolver a própria autoestima a ponto de procurar alimentar-se melhor, praticar exercícios físicos, cortar os cabelos regularmente, valorizar sua beleza natural, vestir-se melhor, etc, mas, sendo um exercício mental, sua influência no aspecto físico se limita a essa ação indireta.

Então, voltando à questão de praticar corretamente, se você sofre com uma ansiedade paralisante em determinadas situações, por exemplo, a meditação pode ser útil para controlar essa ansiedade. E ao controlar a ansiedade você consegue fazer coisas que antes pareciam impossíveis. O resultado é claro se o objetivo é claro e você mantém a prática constante. Se o objetivo é claro você percebe claramente quando está se desviando. Eu tive uma semana bem pesada, por isso não consegui publicar este texto sobre bem-estar na segunda-feira como queria. Faltavam ajustes. Mas estou publicando agora que o finalizei, na terça-feira, em vez de deixar o conteúdo esperando a próxima segunda-feira. Isso é uma forma de perceber os desvios e agir para voltar ao foco.

Experimente e me conte ao perceber as mudanças.

Este texto, como todos os outros deste website, é protegido por direitos autorais. Todos os direitos são reservados à autora.

Se você administra uma empresa ou presta serviços relacionados aos temas tratados neste website, leia nosso kit de mídia e divulgue seus produtos e serviços em nossos canais de comunicação.

Conheça meus serviços disponíveis.


Nycka, the Nomad

Comments