🇧🇷 Como escolher onde morar

 O que devemos considerar na hora de escolher onde morar?

Certamente a opinião de outras pessoas está entre as coisas menos relevantes nessa lista. O que vou compartilhar aqui são dicas para você, que se conhece melhor que eu, descobrir os lugares que você pode gostar mais de morar.

Para a maioria das pessoas, qualquer lugar pode ser ótimo, justamente porque elas não se conhecem bem o bastante para ter parâmetros, e estão habituadas a fazer de tudo para agradar os outros. Eu tenho opiniões fortes e me conheço bastante bem, e certamente tenho muitos leitores com perfil semelhante, ou que pelo menos buscam se conhecer e construir a maturidade necessária para tomar decisões.

Um exemplo: eu gosto muito de ter acesso a certas atividades culturais, principalmente shows de bandas que gosto (como bandas europeias de power metal). Museus, peças de teatro, ópera e filmes que não sejam as bobagens do cinema dos Estados Unidos atualmente também são importantes. No Brasil isso só é possível em algumas capitais, então, minhas escolhas teriam de ser entre morar nessas capitais ou em alguma cidade relativamente próxima, com custo de vida significativamente mais baixo para compensar as viagens. Até agora eu optei pelas capitais. Talvez no futuro isso mude. O que não muda é essa minha necessidade de consumir arte e cultura além do que é possível na internet.

Se, para você, segurança é um ponto importante, uma cidade pequena quase sempre vai ser a melhor escolha para você, seja no Brasil ou no exterior. Embora cidades turísticas de qualquer parte do mundo tenham muitas oportunidades de trabalho e de negócios, nelas geralmente existe um índice de criminalidade maior que em cidades menos famosas.

Quer morar num lugar com ótimos restaurantes? Siga os perfis de Nycka, the Nomad nas redes sociais. Estou preparando conteúdos sobre isso.

Você faz a linha fashionista que gosta de se vestir de forma muito extravagante para cidades pequenas? Tem duas soluções: ignorar os medíocres ou viver em cidades onde a cultura seja de não se meter na vida alheia. Ou seja... o Brasil não é pra você (nem pra mim, mas aprendi a ligar o foda-se sobre isso faz tempo porque trabalhei com moda a vida toda, não tem ninguém no Brasil que tenha autoridade para julgar meu estilo).

Você gosta de lugares com muita área verde, de se conectar com a natureza? Pesquise cidades com essa característica. Sei de várias na Europa. No Brasil, Curitiba é uma boa opção, pois tem muitos parques espalhados pela cidade.

A chave é você se conhecer, saber o que gosta, o que não gosta, o que espera do seu próximo lar, etc. Claro que tem coisas que mudam durante a vida. Em um determinado momento você pode achar ótimo morar numa cidade com poucas opções de restaurantes, e em outro momento, depois de experimentar gastronomias variadas em viagens, resolver que precisa morar num lugar com maior variedade gastronômica. Ou, quando estudante, você alugava quarto, e em algum momento posterior você quer uma casa com quintal. Algumas coisas mudam ao longo da vida e se conhecer envolve também entender essas novas necessidades, aceitar que o que é bom hoje em algum momento poderá ser pouco, e que o que era bom no passado pode ser insuficiente hoje.

Isso também se aplica à escolha de que bairros morar. Eu tenho consciência que prefiro morar em bairros que tenha algumas facilidades, principalmente bons supermercados, petshop e veterinário na vizinhança, a uma distância que dê pra ir a pé. Já morei em bairros muito residenciais e não gostei. Talvez um dia isso mude, e certamente os aplicativos de delivery de lojas, restaurantes e supermercados podem mudar essa minha preferência. Para algumas pessoas a calma de bairros residenciais é necessária. Outras amam morar em condomínios de casas. Certamente cada escolha tem suas vantagens. E cada escolha tem seu momento.

Se quer uma ajuda extra para fazer uma boa escolha de para onde ir, conheça meu serviço “The Nomad Advisor”.

Se você administra uma empresa relacionada aos temas tratados neste site, leia nosso kit de mídia para saber como divulgar seus produtos e serviços em nossos canais de comunicação para mais de cem mil leitores mensais (média mensal em 2021).

Este texto, como todos os outros deste website, é protegido por direitos autorais. Todos os direitos são reservados à autora.


Nycka, the Nomad


Comments