Em muitas partes do mundo o dia 25 de dezembro é a celebração do Natal, do nascimento de Jesus Cristo. E logo vem a celebração do Ano Novo. Para cidadãos do mundo, nômades como nós, as tradições mais comuns podem ser difíceis de manter. Se moramos sozinhos ou apenas com nosso companheiro em um lugar onde não temos outros familiares e ainda não construímos vínculos de amizade, o caminho é criar nossas próprias tradições. E mesmo se moramos na mesma cidade da família, às vezes é melhor criar nossas próprias tradições do que lidar com comportamentos tóxicos de familiares nessas datas. Mesmo no Brasil, onde culturalmente a família é colocada num pedestal, já cresce a consciência de que muitas vezes familiares são causa de grandes problemas. Seja qual for o motivo, podemos todos celebrar as festas de fim de ano com nossos próprios rituais. Vou sugerir alguns e se você tiver outras idéias, compartilhe nos comentários.
- Sair para jantar fora. Muitos restaurantes fecham nessas datas, mas existem os que abrem e são boas opções para quem não quer se preocupar com a ceia. Você pode ir só, com seu companheiro ou companheira ou com amigos e conhecidos que também são expatriados, nômades ou simplesmente não querem seguir as velhas tradições e preferem escolher as companhias. Lembre-se de fazer reserva com antecedência.
- Reunir em sua casa pessoas que contribuíram para sua adaptação ao novo lar. Essa dica é para expatriados e nômades. Você pode, por exemplo, fazer um almoço no dia 25 ou um jantar no dia 1 de janeiro e convidar - com antecedência - as pessoas que contribuíram com sua adaptação ao seu novo lar até o momento. É um modo prático e gentil para agradecê-los pelo apoio recebido.
- Ficar em casa e criar novos rituais. Preparar um belo jantar, meditar, praticar ioga, agradecer pelas vitórias do ano, planejar os próximos passos para novas vitórias, separar coisas que não usa mais para doar ou jogar fora. Tomar um bom banho de banheira. Relaxar ouvindo boa música (tem muitas opções no meu perfil do Spotify).
- Viajar. Mudar de cenário por alguns dias pode ser ótimo para recarregar as energias. Se buscar lugares tranquilos e sem aglomeração, melhor ainda. Às vezes só passar um fim de semana num bom hotel numa cidade próxima, sem preocupações com preparar o jantar ou lavar a louça já são uma ótima escolha.
- Celebrar com seu amor. Precisa de companhia melhor? (Se você não tem um amor, seu amor de 4 patas também vale).
Conte quais seus rituais pessoais preferidos para as festas de fim de ano, ou os que faria se fosse passar essa época do ano longe da família.
Nycka, the Nomad
Bravissima!
ReplyDelete