🇧🇷 Vantagens e desvantagens de viver na zona rural no Brasil

Meu pai era fazendeiro e minha 2ª casa, portanto, era na zona rural. Por alguns anos não existia luz elétrica na fazenda, mas depois a única coisa que mudou mesmo foi que a gente tinha TV em casa, com antena parabólica pra conseguir pegar o sinal de alguns canais. Curiosamente de vez em quando pegávamos o sinal da MTV na fazenda, sendo que em Montes Claros, sem a antena, só pegava Globo, SBT, Manchete e Band.

Vantagens de viver na zona rural no Brasil, pela minha experiência:

  • Cavalos! 😍 Gosto muito de andar a cavalo. Durante parte da infância eu era bem medrosa, mas é um animal que sempre gostei muito. No meu aniversário de 18 anos foi a glória quando meu avô materno me deu um da raça Mangalarga quase preto, lindo!
  • Pouco trânsito. Pouco barulho. Ar puro.
  • A gente consumia muita carne de frango fresca e uma coisa que na cidade não descobri ainda: sangue do frango no molho. Como lá a cozinha matava o bicho no quintal tinha isso. Não, eu não vou comprar o frango vivo e matar!!! E nunca achei sangue de frango pra vender no mercado. 😁
  • A paisagem. Da última vez que fui lá, em 2010, o vaqueiro da minha vó, que me viu crescer, perguntou se Curitiba era mais bonita que as Barreiras. Não é. Tive a sorte de crescer numa fazenda cercada de montanhas por todos os lados. Por isso o nome Barreiras. Não era fácil chegar lá, a estrada da serra tem uns trechos bem tensos, mas era bom e o lugar tem aquela beleza singela e única do cerrado, com suas árvores retorcidas espalhadas lá e cá em meio a um capim de meia altura ou vegetação ressecada.
  • As pessoas são gentis e recebem bem. Não todas são gentis, mas se você vai na casa de alguém na zona rural, seja um peão, seja um fazendeiro, sempre servem cafés dignos de café colonial e é grosseiro recusar. Nessas visitas a prosa corre naturalmente.
  • Tem festas! 😁 E é melhor saber dançar forró. E não olhar para mulheres casadas, se você for homem, pois existe o risco de levar um tiro por isso. Fazendeiros são civilizados. Peões bêbados, não.
  • Dá pra cultivar quase tudo que precisa pra se alimentar no quintal. Lá em casa tinham frutas, porcos e galinhas, gado bovino, e em algumas fases também tínhamos cabras. O resto a gente comprava. Mas daria pra ter legumes e verduras ali. A gente não tinha porque não fomos criados comendo isso.
  • Tem internet e telefone. Quando eu morava lá não tinha internet, mas desde que dá pra acessar internet com celular eles conseguem usar por lá.
  • Se você pensa em comprar terras, o turismo rural ainda é pouco explorado no Brasil e é uma atividade que eu recomendo como investimento. A mentalidade de muitos fazendeiros ainda é voltada ao agronegócio e a maioria não tem a visão de como gerar outras fontes de renda com aquele espaço.) 
  • Corujas. (Se você gosta da história de Harry Potter, como eu, ver corujas de verdade à noite perto de sua casa é uma experiência incrível. Na cidade você dificilmente vai ter tal oportunidade).
  • Para quem tem dinheiro pra investir e não tem filhos em idade escolar, me parece uma opção mais interessante que viver numa cidade do interior. Entenda isso lendo as desvantagens abaixo.

Desvantagens de viver na zona rural no Brasil:

  • A escola rural (no povoado próximo à fazenda do meu pai) ia só até a 4ª série. Geralmente alunos de séries diferentes assistiam a aula juntos, porque a escola era pequena e tinha poucas crianças estudando. Ainda assim, a filha da cozinheira estudou nessa escola e continuou a vida escolar na cidade, incluindo curso superior. E retornou pra dar aula naquela mesma escola.
  • Não tem hospital, posto de saúde, banco, supermercado ou vendas com cartão de banco (crédito ou débito) nem caixa eletrônico. Tem mercadinhos nos povoados, como também tem nas cidades, com as opções de produtos que as pessoas do local normalmente usam.
  • A “cultura” na zona rural se limita à televisão e ao rádio.
  • Se você não tem carro, as opções de transporte para a cidade são limitadas.

Se gostou das dicas, siga o blog e meus perfis nas redes sociais para não perder os próximos conteúdos. Se você tem um hotel fazenda ou outro negócio rural que possa ser interessante para meu público, considere a opção de patrocinar experiências neste blog. E se puder, me pague um café (virtual) no Ko-fi em retribuição pelas dicas.

Até amanhã!


Nycka, the Nomad

Comments