Vamos falar da imagem pessoal como ferramenta de comunicação não verbal e da importância de considerá-la desta forma.
Na comunicação, devemos observar cada elemento envolvido. Um médico que fala com um paciente leigo usando termos científicos ignorados pelos leigos não sabe se comunicar. Uma pessoa que tente falar com um surdo falando alto e usando máscara 😷, não está realizando uma boa comunicação. Uma pessoa que apenas segue dicas genéricas para cuidar de sua aparência está demonstrando não ter habilidade para realizar uma comunicação adequada através de sua imagem pessoal, assim como falta habilidade de comunicação ao médico e à pessoa gritando com o surdo nos meus exemplos. E não tendo essa habilidade, essas pessoas realizam uma comunicação equivocada, como aquele palestrante que comentei no meu primeiro blog de moda em 2008, que fez uma palestra para pequenos empresários, onde visivelmente a maioria não tinha formação em administração de empresas e tinha apenas uma pequena empresa, e ele usava jargões que aprendemos na universidade e falava de como empresas gigantes operavam naquela época, citando opções inviáveis para um dono de loja de roupa que sequer tem ambição de se tornar um gigante. Não sei se o evento passou um briefing equivocado para ele, se o perfil dele é esse e o evento contratou errado, ou que outro motivo gerou isso, mas o que vi, estando na plateia, foi gente olhando para ele sem entender a relação daquele conteúdo com sua empresa. Isso pode gerar uma sensação de insatisfação e tempo perdido para a plateia. E para o paciente do médico, para o surdo, etc.
Dando um exemplo mais específico do uso de estampas que gera uma falha na comunicação... imagine uma pessoa que foi contratada para um cargo de gerência em uma indústria. O cargo requer raciocínio lógico e atitudes firmes. A pessoa, para evitar o clichê da camisa branca ou azul e terno azul marinho, opta por vestir, no primeiro dia de trabalho, uma calça de alfaiataria de estampa abstrata, com vários traços curvos, como ondas, bem discretas. E uma camisa de estampas florais, de tons semelhantes aos da calça. Segundo as “regras” genéricas, está OK usar estampas diferentes com tons semelhantes. Se a empresa não tem um dress code bem específico, também, teoricamente, não seria um erro (visto que não existe informação de qual é o dress code certo - se sua empresa tem problemas com a forma de vestir dos funcionários, conheça meus serviços). Mas o que a pessoa vai comunicar aos subordinados e demais colegas de trabalho ao usar esta combinação de estampas é que não tem as habilidades requeridas para o cargo. Vai ter de se esforçar em dobro para ter o respeito dos colegas, para provar competências que poderia reforçar na forma de cuidar da própria imagem.
Embora a imagem pessoal não defina quem uma pessoa é, ela tem um impacto na forma como os outros te percebem. Por isso é importante saber usar sua imagem para transmitir as qualidades que você tem conforme cada situação, seja no trabalho, no ambiente social, em qualquer lugar fora da sua casa (e às vezes dentro dela também). Não precisa pensar nisso 24/7, porque, se você quer ficar em casa de pijama, ao menos enquanto não tem visitas está OK. A casa é sua, você veste o que quiser. Com visitas é bom cuidar um pouco da aparência em respeito ao visitante.
Meu exemplo se limitou a descrever as estampas da roupa da pessoa, mas tudo na sua aparência transmite uma mensagem. Os tipos de tecido das roupas, o modelo e estado de conservação dos sapatos, o aspecto dos seus cabelos (corte, cor, penteado, comprimento), a maquiagem ou falta dela (para homens também! É bom aprender a usar maquiagem para suavizar poros e olheiras), o modelo e materiais dos acessórios (óculos, relógios, etc), etc. E é por essa variedade de fatores que qualquer “regrinha” ou dica genérica em canais de mídia de massa tende a gerar resultados pobres e desprovidos de estilo pessoal de verdade.
Embora conscientemente a maioria das pessoas seja ignorante sobre isso, inconscientemente elas te julgam por esses quesitos, assim como você as julga. Então é melhor aprender a usar sua aparência a seu favor. Conheça minha consultoria de estilo.
Também uso esse conhecimento no meu trabalho de fotógrafa artística.
Para contratar meus serviços, visite a página “Services available”.
Empresas e profissionais não concorrentes interessados em divulgar seus produtos e serviços em meus canais de comunicação devem ler a página “Kit de mídia” para saber como fazer isso.
Este texto, como todos os outros deste site, é protegido por direitos autorais. Todos os direitos são reservados à autora.
Nycka, the Nomad
Comments
Post a Comment
🇬🇧 Comment here in Portuguese, English or Italian.
🇮🇹 Commenta qui in portoghese, inglese o italiano.
🇧🇷 Comente aqui em português, inglês ou italiano.