🇧🇷 Primeiros passos para morar sozinho

Vamos falar do que devemos (ou deveríamos) saber antes de morar sozinho ou mudar de cidade ou país e também no período inicial pós mudança. Morar só ou longe da família traz desafios. Podemos aprender com eles, mas se podemos planejar e nos preparar para eles antes a vida fica mais fácil.

Minha primeira dica é: aprenda pelo menos o básico sobre cozinhar, na prática. Mesmo que em seu futuro lar você tenha orçamento para comer em restaurantes diariamente, é bom saber como preparar sua própria comida. 

Pratique meditação. Morar longe da família é uma oportunidade para desenvolver o autoconhecimento, descobrir suas próprias verdades, seus valores, amadurecer. A meditação, e também um bom terapeuta, podem ser muito úteis nesse processo. Leia o texto sobre o que é a iluminação budista aqui no site para perceber o foco adequado da meditação.

Além da meditação, busque outras formas de apreciar sua própria companhia, de não depender dos outros para fazer coisas que queira ou precise fazer. Aqui no site tem dicas sobre isso em alguns textos.

Dependendo da sua qualificação profissional atual, buscar maior qualificação antes de se mudar é importante. Não interessa se você vai sair de uma cidade pequena para uma maior ou mudar de país. No caso da mudança de país, aprender o idioma local antes pode ser útil, ou pelo menos se familiarizar com ele e com a cultura local.

Para quem vai morar sozinho, recomendo adotar um cachorro ou dois gatos, se gostar de animais e estiver disposto a arcar com as responsabilidades de cuidar de animais de estimação, como passeios diários com o cão, brincadeiras, adestramento do cão, vacinas, vermifugação, entre outras. Os animais nos fazem companhia e os cães nos fazem ter de sair todo dia para passear com eles, aumentando as chances de socialização com vizinhos que também tenham cães.

E, aprender a manter a casa limpa e bem gerenciada. Usar aspirador de pó é fácil, mas precisa saber lavar banheiro e com que frequência fazer isso; pesquisar lugares que lavam cortinas, tapetes, etc se tiver isso em casa; saber a validade da mangueira de gás; quando a fiação elétrica do imóvel foi trocada e ter uma noção de quando precisa trocá-la novamente, etc.

Lembra de algum ponto importante que não mencionei no texto? Comente!

Faça parte de nossa comunidade apoiando a revista.


Nycka, the Nomad


Copyright: Nycka, the Nomad

Comments